segunda-feira, dezembro 17, 2012

A nova Z800 e a falha da Kawasaki


Recentemente lançada na Europa para substituir seu sucesso de vendas por lá, a Kawasaki Z800 trás melhorias em relação à Z750. Além de mudanças no visual e um melhor acabamento do escapamento abaixo do motor que, na Z750, era horroroso, até a suspensão traseira foi melhorada com o uso do alumínio na balança, o que foi feito com a Z750R na Europa mas não chegou em nossas terras.

Com mais potência e torque, a nova moto peca em um detalhe que, nessa categoria, é muito valioso: o peso.

Com chassi confeccionado em aço o peso total do modelo de 229KG (231 com ABS) é maior, por exemplo, que o da Honda CB1000R com 204KG (208 com ABS). Até mesmo sua irmã Z1000 está mais leve com seus 218KG. O peso da CB1000 no site da Honda do Brasil é diferente do site da Honda na Inglaterra, onde sua ficha técnica apresenta 222KG. Mas, mesmo se considerarmos a informação do site britânico, ainda assim a CB1000 é mais leve que a Z800.

O uso do alumínio nos chassi das motocicletas ainda tem sido pequeno. Somente motos mais “especiais” utilizam esse elemento em sua composição. O material é mais caro que o aço e os custos refletem diretamente no preço final do produto, porém, o caso dos modelos da Honda – CB1000 e CB600 Hornet – mostra que o investimento vale a pena. Com algumas exceções, a Hornet é líder de vendas nos mercados onde é oferecida justamente por esse diferencial. Assim, o investimento em um chassi de alumínio foi recompensado com os números de venda mundo afora que trouxeram o retorno esperado.

Motos com chassi de alumínio são muito mais prazerosas de pilotar, mais ágeis e seguras quando levadas ao limite. E a lista de modelos que utilizam esse material em sua confecção está aumentando no Brasil. Recém chegada por aqui, a Triumph monta suas nakeds Speed e Street Triple e sua esportiva Daytona com chassi de alumínio, traduzindo em modelos mais leves, resistentes e com mais facilidade para atingir o limite na pilotagem.

Uma pena a Kawasaki não atualizar a sua naked média já que usa o alumínio na Z1000. Uma falha dos engenheiros e projetistas da Casa de Akashi que o mercado pode não perdoar.

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