segunda-feira, março 11, 2013

Sai jegue entra moto via Band

Na semana do dia 25 de fevereiro a Band mostrou uma série de reportagens sobre um acontecimento no nordeste brasileiro. Segundo o canal, está havendo a substituição dos jegues pelas motos até na lida com a boiada. Diversos modelos de baixa cilindrada formam a maioria das motos em circulação. Ainda de acordo com a emissora, o número de motos na região subiu de ~70 mil para mais de 5 milhões em 10 anos.
A matéria atribui a financiamentos mais longos e preços mais acessíveis para que muitos moradores pudessem ter oportunidades de emprego e melhor renda. Com grande número de motos circulando nas capitais, não demorou muito para que as motos também chegassem ao interior, mudando hábitos e até substituindo animais no dia-a-dia da roça.
Se por um lado as motos trazem oportunidades de melhorar a renda, por outro traz também os inconvenientes de se viver sobre duas rodas. Não são poucos os flagrantes de desrespeito às normas de segurança e de circulação. Falta de capacetes e até quatro pessoas em uma moto são imagens comuns pelo interior da região nordeste. Nos hospitais da região, aproximadamente 20% dos atendimentos de emergência são de acidentes com motos e a falta de fiscalização do poder público contribui para esses números.
A matéria foi muito criticada na página da emissora por moradores da região. A maioria dos comentários diz que os fatos mostrados são preconceituosos e mostram um nordeste atrasado que não existe mais.
Os números do ranking da Fenabrave mostra que Fortaleza/CE há mais de um ano ocupa a segunda colocação em vendas de motocicletas, atrás apenas de São Paulo/SP,  e outras capitais como Teresina/PI, Recife/PE e Salvador/BA estão entre as 10 mais da lista, a frente de Belo Horizonte/MG (4ª colocada há um ano) e Curitiba/PR que só aparecem em 11º e 13º lugar respectivamente. Isso dá certa razão às reclamações na página da Band mostrando que a região está em constante crescimento nas vendas de motocicletas. 
A Fenabrave aposta em um crescimento de quase 4% esse ano apesar da queda apresentada nos dois primeiros meses de 2013. Só nos resta torcer para que a previsão da federação seja alcançada.

Vejam a matéria no site da Band clicando aqui e veja os vídeos da reportagem nesse endereço e nesse outro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário