segunda-feira, abril 22, 2013

A relação peso/potência

Uma das coisas que aprendi quando se compara modelos e marcas é que não é só a potência do motor que deve ser avaliada. Na hora da escolha da sua nova moto não deixe de avaliar a relação peso/potência dos modelos da sua wish list.
O mercado brasileiro de motocicletas está muito concentrado na categoria das pequenas, motos que vão até 300cc de capacidade volumétrica do motor, mas preferi colher informações de uma outra faixa: a de média/alta cilindrada com modelos de 600 a 1000cc.
Como esse é o mercado que mais cresceu proporcionalmente no país, nada mais interessante que avaliar os modelos das mais importantes marcas que o compõem. Os valores foram retirados dos sites das montadoras e dos modelos standard, ou seja, sem o freio ABS, quando o modelo não apresenta o sistema de série.

Veja a pequena tabela comparativa:
Tabela comparativa. Avaliar só a potência nem sempre é o melhor método.

Entre as motos de 1000cc a que apresenta a melhor relação é a Z1000 da Kawasaki, seguida de muito perto pela Speed Triple da Triumph. No andar de baixo o modelo que apresenta a melhor relação é a inglesa Street Triple - que chega às concessionárias da marca a partir do próximo mês-, seguida pela Honda Hornet e XJ6 da Yamaha que apresenta o pior índice entre as listadas. Já no meio da faixa a "vencedora" é a FZ8 da Yamaha, moto que espero não demorar muito a pintar nas lojas do Brasil. Ela vem seguida pela recém chegada GSR750A da Suzuki que ficou a frente da Z800 da Kawasaki. Em último lugar da faixa central vem a BMW F800R.
Essas motos tem preços entre R$33.000,00 e R$47.000,00 de acordo com o que está publicado nos sites das montadoras, assim, tem motos para todos os gostos e bolsos.
Todos os modelos listados tem grande chance de ocupar uma vaga na minha garagem. :-)
Umas mais que outras...

Siga tomando Vento no Rosto e viva feliz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário