quinta-feira, dezembro 05, 2013

Corredores sem lei?

Segue conteúdo do email enviado ao jornal estado de minas...

Prezados,

Quero mostrar minha indignação sobre as matérias veiculadas por esse jornal escritas pelas despreparadas Juliana Ferreira e Valquíria Oliveira.

Sequer leram e/ou pesquisaram sobre o assunto?

O CBT - Código Brasileiro de Trânsito - não diz em nenhum dos seus artigos que é proibida às motocicletas a circulação nos corredores entre os carros. Só alerta para a distância que se deve observar.

Transcrevo os artigos 192 e 193 citados na matéria. Volto a seguir:

Artigo 192 da Lei nº 9.503 de 23 de Setembro de 1997
Art. 192. Deixar de guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu veículo e os demais, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a velocidade, as condições climáticas do local da circulação e do veículo:

Artigo 193 da Lei nº 9.503 de 23 de Setembro de 1997
Art. 193. Transitar com o veículo em calçadas, passeios, passarelas, ciclovias, ciclofaixas, ilhas, refúgios, ajardinamentos, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento, acostamentos, marcas de canalização, gramados e jardins públicos:

fonte (Sim, também tenho fontes): 




Muito bem.
Nenhum dos dois artigos citados na matéria diz respeito à circulação nos corredores pelas motocicletas. Os artigos não são específicos. Tratam da circulação de veículos em geral, o que entendo ser de qualquer tipo.

No mesmo dia 24/10/2013 foram publicadas no portal do jornal três matérias escritas pelas, digamos, jornalistas e em todas elas sinto um sentimento de raiva contra os motoqueiros. Gostaria de saber o motivo de tanta aversão às motos e também que algumas perguntas fossem respondidas.

  • Isso é inveja da mobilidade provida pelos veículos de duas rodas enquanto ficam presas dentro de seus carros nos congestionamentos? 
  • Alguma das duas já andou de motocicleta pelo menos uma vez na vida? 
  • Já sentiram o vento e já participaram da paisagem ao invés de só passar por ela?

Se as três respostas foram "não", sugiro que experimentem o prazer que é andar de motocicleta. É uma experiência única.

Outra sugestão que deixo é que, antes de escreverem sobre um assunto, pesquisem a fundo sobre ele. Não saiam escrevendo por escrever. Fizeram faculdade? Se sim, não lhes ensinaram que a pesquisa é base para se escrever uma matéria?

Editores e revisores: tenham mais cuidado ao liberar uma matéria. As pessoas que as lerão nem sempre se deixam levar pelo que está escrito. 
Tenho o péssimo hábito de pesquisar sobre um tema posto no papel, no portal, nas redes sociais, etc... antes de opinar sobre ele.

Saudações,

Rogério Alcântara Valente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário